LGPD: Como as empresas devem se adequar ao uso de dados?
A Lei Geral de Proteção de Dados, que regula o uso de informações pessoais por parte das empresas, entra em vigor a partir de agosto de 2020. Empresas devem se adequar para não receber multas que podem chegar à R$ 50 milhões por infração.
Até então, as empresas tinham total liberdade para armazenar dados pessoais dos seus clientes e até vender para terceiros. Contudo, as novas regras estabelecem padrões rígidos de transparência na gestão dos bancos de dados.
O texto define que apenas informações necessárias para a prestação de serviços poderão ser coletadas e proíbe o compartilhamento e a venda de dados como nome, e-mail, idade e sexo sem autorização do cliente.
Além disso, as informações deverão ser apagadas após o fim da relação entre empresa e consumidor. A multa pelo descumprimento das normas pode chegar a 2% do faturamento anual, contanto que não ultrapasse o teto de R$ 50 milhões estabelecido pela lei.
Ainda que essa prática coloque o Brasil no grupo dos países considerados adequados na proteção à privacidade dos cidadãos, a expectativa é que os próximos meses serão de dificuldade e planejamento dentro das corporações.
A norma é aplicada a todos os setores da economia e possui aplicação extraterritorial, ou seja, toda empresa que tiver negócios no país deve se adequar. Além disso, se estende também aos subcontratantes de uma empresa, como fornecedores e parceiros de tecnologia.
As organizações podem contar com um Comitê de Segurança da Informação para analisar os procedimentos internos. Ou seja, podem ter um profissional exclusivo especializado em proteção dos dados que será responsável pelo cumprimento da nova lei.
Webinar ao vivo
O Portal Contábeis realiza um Webinar sobre Lei Geral de Proteção dos Dados: O que impacta na Contabilidade? com Guilherme José de Souza Moretti, advogado Especializado em Direito Digital.
A transmissão é gratuita e acontece HOJE 16 de Outubro de 2019, às 17h. Se inscreva no formulário, participe ao vivo e tire suas dúvidas sobre o tema.
Fonte: Portal Contábeis
Assine nossa newsletter e receba as novidades do nosso Blog.
Curta nossa página e acompanhe pelo Facebook
ANALISAMOS OS INTERESSES E OBJETIVOS DE CADA CLIENTE EM SEUS MERCADOS.
E TRANSFORMAMOS OS DADOS EM NEGÓCIOS SIGNIFICATIVOS.
VEJA TAMBÉM
Carteira de trabalho digital: veja como emitir o documento e descubra seus benefícios
A carteira de trabalho digital é recente e nem todos sabem da existência do formato. Lançada em 2020, o principal objetivo foi o de facilitar o acesso, tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, aos dados que a carteira carrega sem precisar da versão...
Tecnologia pode ajudar empresas a vencerem desafios impostos pelo complexo sistema tributário brasileiro
A complexidade do sistema tributário nacional já não é mais nenhuma novidade para as empresas brasileiras, não somente pela pesada carga de tributos, mas também pelas inúmeras normas que regulam sua entrega. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e...
A importância de uma contabilidade regular para o MEI
Muito embora o MEI seja o único dispensado da obrigação de se manter uma contabilidade regular, como é de conhecimento de todo profissional da contabilidade, isso não afasta os benefícios daquele que a possui.Há quem pense ou diga que todos os optantes...
0 comentários